Cadastre-se para receber notícias do projeto

Depoimentos

ver todos

"Nós somos os únicos responsáveis por um amanhã mais feliz, e cabe a cada um de nós termos a conciência de tamanha responsabilidade. A iniciativa desse projeto é um grande exemplo. Parabéns !!!!!!!"

Cléia Oliveira
Conceição/BA

Notícias

Compartilhe:

RESÍDUOS PERIGOSOS DA INDÚSTRIA CALÇADISTA SÃO TRANSFORMADOS EM ADUBO ORGÂNICO

ARIP

Mais de duas mil toneladas de couro curtido ao cromo estão sendo encaminhadas para reaproveitamento.

Mais de duas mil toneladas de couro curtido ao cromo, que foram armazenados durante nove anos no ARIP, o Aterro para Resíduos Industriais Perigosos, do Sindicato de Calçados, Componentes para Calçados de Três Coroas, estão sendo encaminhadas para reaproveitamento pela empresa italiana Ilsa Brasil.

Licenciada pela Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luis Roessler), a Ilsa Brasil possui a tecnologia para transformar o couro curtido ao cromo (que pode tornar-se extremamente perigoso se entrar em contato com a água ou fogo) em adubo orgânico. Este processo só é possível porque o ARIP foi construído dentro das mais rigorosas normas técnicas e de segurança, e este material ficou armazenado e abrigado do mau tempo, aguardando até agora a tecnologia para o reaproveitamento.

Com mais de 50 anos de atuação na Europa, a Ilsa possui uma unidade de produção em Portão, que está resolvendo o problema da destinação de resíduos sólidos das indústrias de couro e calçados no Rio Grande do Sul. Este processo de retirada dos resíduos do ARIP vai durar aproximadamente dez meses e os resíduos serão transformados em adubo e distribuídos para mais de trinta países.

Após a finalização deste processo, as empresas calçadistas filiadas ao Sindicato de Três Coroas que guardaram adequadamente os resíduos de sua produção no ARIP, tornam-se isentas deste passivo ambiental e mostram à comunidade e aos consumidores que é possível fazer sapatos bonitos e confortáveis sem prejudicar a natureza.

Adversite
Fale Conosco
Central de Triagem
E-mail: contato@amanhamaisfeliz.com.br
Fone: (51) 3546 3066
Enviando contato. Aguarde!
Empresas Credenciadas
As empresas abaixo relacionadas cumprem todos os requisitos estabelecidos no regulamento técnico e foram auditadas pelo programa. Comprando calçados identificados com o selo Produção Consciente = Amanhã Mais Feliz você está contribuindo com o meio ambiente, garantindo o reaproveitamento e a correta destinação dos resíduos sólidos gerados durante o processo produtivo.