Dicas para aliviar o estresse (Dica)

O estresse (stress) é o pior inimigo dos tempos modernos. A sociedade acelerada e cheia de responsabilidades em que vivemos cobra um preço alto aos nossos nervos.

Insônia, problemas de peso, ansiedade, hipertensão e tantos outros males muitas vezes são conseqüência, e não causa, dos seus problemas.

Sabemos que não é possível eliminar completamente o estresse, até porque não podemos controlar todas as coisas que acontecem ao nosso redor.

Mas podemos ajudar de algumas maneiras a nossa mente e corpo a reagir aos vários problemas que aparecem. Seguem algumas dicas para você tentar melhorar a sua saúde e bem estar no mundo tenso de hoje em dia.

1 – Dormir

Dormir faz um bem danado. Não é “coisa de preguiçoso”, como muitos dizem. Durante o sono, o cérebro relaxa e repõe suas energias. De repente, o problema que parecia sem solução torna-se simples depois de uma boa soneca. Só não use isso como desculpa para dormir em excesso!

2 – Alimentação Saudável

Uma dieta baseada em frutas, vegetais, legumes e carnes brancas é o ideal, mas nem sempre possível. Melhor ainda seria se pudesse fazer um plano Detox: http://www.sarah-hebert.com/plano-detox-funciona-mesmo-depoimentos-preco/

Evite pelo menos aqueles lanches rápidos de fast food e tente comer alimentos nutritivos. O que você come pode alterar o seu humor. Tome o cafezinho como exemplo: se você já estiver nervoso, só vai piorar, pois o café é um baita estimulante.

3 – Vida Social

Fazer e manter bons amigos é essencial para ajudar no nosso dia a dia. Nada como um bom papo e uma boa companhia para a gente se sentir mais leve e despreocupado. Rir é sempre o melhor remédio.

4 – Exercícios Físicos

Exercícios fazem bem a saúde. Ponto final. Só que não se pode exagerar também, pois podem causar prejuízos quando feitos de forma incorreta. Exercitar-se melhora sua saúde física e mental, estimulando a liberação de hormônios benéficos como Serotonina e Endorfinas.

5 – Hobbies e Atividades Relaxantes

Tudo que tirar a sua cabeça das preocupações diárias ajuda (menos assistir televisão. Isso é prática sedentária).

Artes, jardinagem, marcenaria, cursos, atividades ao ar livre, tocar algum instrumento musical, dançar, cantar são todos bons exemplos. Crie ou desenvolva o hobbie que mais tem a sua cara. O único requisito é que a atividade lhe traga prazer e o faça relaxar.

6 – Pense Mais em Você

Essa dica não é para virar um completo egoísta, mas para parar e reservar um tempinho só para você. Faça o que der vontade, sem culpa. Compre aquele presente que você tanto queria, vá à praia, ao parque, viage, vá para um SPA, enfim, algo que você deseja realmente e nunca tem tempo ou coragem de fazer.

7 – Exercite seu Cérebro

O cérebro é o responsável por suas atitudes e tomadas de decisão. Quanto mais atrofiado, pior. Você vai ficar em um beco sem saída muito mais vezes que o necessário quando um problema surgir. Então trate de exercitar sua massa cinzenta.

Leia sempre, estimule o raciocínio fazendo palavras cruzadas, sudoku, quebra-cabeças, ou qualquer outra coisa. Se preferir parta para os jogos de tabuleiro:

xadrez, gamão, até damas serve! Procure sempre alguma atividade para afiar sua mente.

8 – Auto Estima e Confiança

Parece auto ajuda, mas é verdade. Se você não acreditar em você mesmo, quem vai?

Mesmo nas piores quedas, sacuda a poeira e levante. Se precisar pedir desculpas, peça.

Humildade não quer dizer humilhação e o melhor que você pode fazer é acreditar que pode fazer as coisas melhorarem.

9 – Lide Melhor com suas Emoções

Essa é a dica mais difícil. Quando você passa por situações estressantes, a vontade que dá é de explodir e acabamos descontando nossa raiva, irritação e frustração no primeiro que aparece (e nem sempre o culpado).

O melhor a fazer é guardar a emoção por um instante, até a emoção mais forte acalmar um pouco.

Procure guardar essa emoção para si por alguns segundos, minutos, horas ou mesmo dias, até conseguir fazer uma análise mais racional do que está acontecendo.

Se sentir necessidade, faça um diário com o que acontece e como você reage, para comparar progressos – ou insucessos. Se aprimorar como pessoa é a chave para uma vida mais equilibrada.

E lembre-se: exteriorizar suas emoções não significa despejá-las sobre o primeiro que aparecer na sua frente.
10 – Espiritualidade / Paz Interior
A ciência comprova que pessoas espiritualizadas tendem a ser mais saudáveis que pessoas que não crêem em nada.

A prece e principalmente a meditação podem ser poderosas para manter a mente mais tranquila e ajuda a termos a consciência mais serena sobre quem somos, quais são os nossos limites e o que realmente vale alguma coisa nessa vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *